NCR Corporation vai fornecer 350 máquinas automáticas para a rede Multibanco

Lisboa, 30 Jan (Lusa) - A empresa norte-americana NCR Corporation anunciou hoje que vai fornecer, pela primeira vez, 350 máquinas automáticas para a rede portuguesa Multibanco, que é gerida pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) em representação dos bancos portugueses.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O acordo com a SIBS passa pelo fornecimento de 350 terminais financeiros [caixas Multibanco], dos quais 100 vão permitir aceitar depósitos de notas e/ou cheques sem necessidade de qualquer envelope, equipamento que é do mais avançado que existe", disse à imprensa, em Lisboa, o director-geral da NCR Espanha e Portugal.

Fernando Reyes Martín referiu ainda que os novos caixas automáticos, com a funcionalidade de depósito inteligente, vão poder verificar automaticamente a sua validade, registo e crédito do valor na conta do utilizador.

"Trata-se de uma necessidade identificada pelo sector bancário em Portugal, a que podemos dar resposta, de imediato, e que vai permitir manter-se na ponta da evolução tecnológica nesta área", salientou o responsável.

Deste total, 250 unidades serão fixadas em paredes e 100 equipamentos vão ser colocados nos lobbies das agências bancárias.

Actualmente, a rede portuguesa Multibanco tem mais de 12.000 caixas automáticos distribuídos por todo o país, os quais permitem "uma grande variedade de transacções", como registam "uma forte aceitação junto do público, adiantou.

Já rede portuguesa de terminais automáticos (ATM) totalizou as 13.385 unidades, o que corresponde a um crescimento robusto anual da ordem dos 5 a 7 por cento desde 2001, tendo alcançado um aumento muito significativo de quase 350 por cento nos últimos doze meses.

As estimativas de crescimento apontam para que seja possível atingir as 15.000 unidades em 2011, segundo o relatório Global ATM Market and Forcaast to 2011 (RBR Reporte).

Fernando Martín, que é também presidente da NCR Espanha, referiu igualmente que o acordo com a SIBS ocorre depois de concluído todo o processo de certificação das soluções NCR Corporation pela Sociedade Interbancária de Serviços, presidida por Vítor Bento.

Além disso, marca o arranque dos planos de crescimento da NCR no mercado português de self-banking, realçou Fernando Martín.

Por sua vez, a SIBS mantém-se focalizada "na inovação dos seus serviços", salientou Rui Meneses, responsável do Departamento de Arquitectura e Inovação da SIBS.

"Nós acreditamos na NCR com este acordo inicial, para fortalecer a disponibilidade e o desempenho da nossa rede financeira, graças à sua reconhecida experiência e posição de liderança no mercado global de self-service", adiantou.

A funcionalidade do "depósito inteligente" permite aos clientes inserir notas ou cheques directamente nas máquinas Multibanco, sem a necessidade de preencher qualquer talão ou envelope de depósito, trazendo valor acrescentado à rede Multibanco, além de os terminais permitirem uma extensa variedade pagamento de facturas.

A rede portuguesa de Multibanco, gerida pela SIBS, vai permitir também, num futuro próximo, a utilização dos "novos cartões com `chip` de segurança integrado [um dos factores críticos desta área de negócio], o que o posiciona no primeiro plano da vanguarda europeia, beneficiando dos mais seguros e mais recentes desenvolvimento tecnológicos da NCR", esclareceu Fernando Martín.

Além disso, o canal automático financeiro em matéria de publicidade vai permitir à NCR "explorar ao máximo os benefícios da plataforma de software NCR APTA", salientou o responsável.

Em todo o mundo existe 1.646.000 caixas automáticos, dos quais 31 por cento na Ásia/Pacífico, 27,9 por cento nos Estados Unidos, 20,9 por cento na Europa Ocidental.

A Península Ibérica é das regiões do mundo mais avançadas ao nível das caixas automáticas.

"O seu número em Portugal fora dos lobbies das agências bancárias, caso dos Centros Comerciais e outros pontos, tem vindo a crescer fortemente", disse Fernando Martín.

"A Espanha terá tendência a aproximar-se da percentagem de caixas Multibanco em Portugal fora das agências bancárias, que representam 40,7 por cento do total, contra 15,2 por cento no caso espanhol", sublinhou.

JS.

Lusa/Fim


PUB