Economia
Nem todas as pensões mínimas receberão aumento de 10 euros
O aumento de 10 euros pode estender-se a mais 250 mil pensões mínimas mas, se os pensionistas acumularem duas pensões que ultrapassem os 628 euros, não receberão o aumento extraordinário.
O critério do Governo foi incluir neste aumento extraordinário todas as pensões que não foram atualizadas nos últimos cinco anos.
Ainda assim, Vieira da Silva reconhece que aumentar em dez euros apenas as pensões entre os 275 e os 628 euros é uma escolha política.
E nega falta de sensibilidade social quando decidiu não aumentar a maior parte das pensões mínimas ao mesmo tempo que acaba com a Contribuição Extraordinária de Solidariedade para pensões acima de 4.600 euros.
Mas há ainda outro pormenor. Em caso de acumulação de duas pensões, os pensionistas só serão comtemplados com os dez euros em Agosto se, o valor conjunto não ultrapassar os 628 euros.
Por exemplo, um pensionista que tenha uma pensão de 400 euros e outra de 250, por exemplo, tem direito ao aumento igual ao valor da inflação, em Janeiro, mas fica excluído do aumento extraordinário porque as duas pensões somam 650 euros.
No caso de um pensionista acumular duas pensões de 300 euros, por exemplo, apenas uma delas será alvo de aumento em Agosto.
O Governo estima que este aumento extraordinário vai abranger um milhão e 500 mil pensionistas.
A medida custa 200 milhões de euros ao Estado, o mesmo valor que o Governo estima poupar em subsídios de desemprego.