Nicolau Santos classifica desemprego jovem como “tragédia”

por Sandra Henriques

O comentador da Antena1 de assuntos económicos Nicolau Santos afirma que Portugal vai sofrer se a Grécia sair do euro. Nicolau Santos classifica ainda os números do desemprego jovem como “uma tragédia”.

As bolsas europeias começaram o dia no vermelho, depois de a Grécia ter anunciado a realização de novas eleições. A moeda única europeia caiu face ao dólar para o nível mais baixo em quatro meses.

Perante a hipótese de a Grécia vir a sair do euro, Nicolau Santos antevê que Portugal tenha enormes dificuldades, com as taxas de juro a disparar de novo.

O comentador considera que “houve um erro de avaliação” e que “os políticos não estiveram à altura”, porque não foi previsto o que poderia acontecer.

O diretor-adjunto do semanário Expresso analisa ainda o aumento do desemprego entre os jovens qualificados, considerando que se está perante “uma tragédia”. “Criámos a geração mais qualificada do país e agora não lhes conseguimos dar emprego, e o único conselho que lhes podemos dar para sobreviverem é emigrar”, observa.



pub