Nicolau Santos enquadra queda dos preços em tendência deflacionista europeia

O comentador da Antena 1 de assuntos económicos afirma que a tendência deflacionista parece estar a concretizar-se nalguns países europeus.

Sandra Henriques /

Foto: Reuters

Ouvido pelo jornalista Miguel Soares sobre a queda dos preços em 0,4 por cento em dezembro face ao período homólogo, Nicolau Santos considera que esta situação não pode ser encarada apenas como um sintoma da fragilidade da economia nacional, porque toda a zona euro está sob a ameaça da deflação.

“Há armas para lidar bem com situações de inflação, mas para deflação não é tanto assim”, sublinha, explicando que neste caso “os consumidores e investidores adiam decisões para esperar que os preços estejam mais baratos, e isso arrasta a economia para baixo, não se investe e não se consome”.

Quanto ao petróleo, o diretor adjunto do semanário Expresso refere que é de admitir uma tendência de queda do preço do petróleo e que “os preços ou não cresçam de todo ou venham no final do ano a estar abaixo do que estavam no final do ano passado”.

O adiamento de decisões de investimento e consumo associado a situações de deflação leva a um abrandamento de crescimento da economia.
PUB