Nicolau Santos vê dedo de Merkel no investimento da Autoeuropa

por Sandra Henriques

Foto: Rafael Marchante/Reuters

O comentador da Antena 1 de assuntos económicos considera que o “investimento alemão, em termos de investimento direto estrangeiro, é o mais amigo de Portugal”. Nicolau Santos acredita que a decisão da Volkswagen de aumentar o investimento na fábrica de Palmela teve a influência da chanceler alemã, Angela Merkel.

“A escolha de um investimento tão grande como este tem uma componente política”, defende Nicolau Santos. O diretor-adjunto do semanário Expresso afirma que “a Alemanha em muitas fases deste processo de ajustamento cometeu erros”.

Apesar disso, a Alemanha “continua a mostrar disponibilidade para ajudar Portugal, para apoiar Portugal e para tentar que Portugal saia desta situação através daquilo que para nós é essencial neste momento, que é um investimento estrangeiro que seja estruturante da economia portuguesa no sentido de criar indústrias nacionais que deem emprego, que aumentem a distribuição da riqueza e que potenciem as exportações do país”.

A Volkswagen Autoeuropa assinou na segunda-feira uma candidatura de incentivos com a AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que inclui a criação de 500 empregos entre 2014 e 2019 e um investimento de 670 milhões de euros. A fábrica de Palmela deverá produzir um novo modelo de automóveis, que ainda não está definido.
pub