Mais unidades da consola Nintendo Wii, que já vendeu o dobro da rival Playstation 3 no Japão, chegarão a Portugal até ao fim do mês e sexta-feira será lançado um novo jogo, disse à Lusa uma responsável pela marca.
Ainda em Janeiro, a Concentra, representante da Nintendo em Portugal, conta ter unidades em número suficiente para manter sempre consolas nas lojas.
Até Março, a Concentra, quer ter uma posição confortável no mercado com consolas suficientes nas lojas para fazer frente ao lançamento da Playstation 3, da Sony, na Europa.
Aquando do lançamento em Portugal, em Dezembro, estiveram à venda 10 mil unidades, que desapareceram rapidamente das lojas.
A Concentra estima mesmo que se Portugal tivesse recebido 30 mil unidades da Nintendo Wii, teriam sido todas vendidas até ao final de 2006.
A Wii, além de ser a consola mais barata no mercado (cerca de 250 euros), apresenta-se com um conceito revolucionário de interactividade, que "obriga" o utilizador a levantar-se do sofá e fazer movimentos para jogar.
A principal preocupação da Nintendo era a de criar uma consola que proporcionasse momentos de diversão em família ou em grupo e não tanto centrar-se na evolução da qualidade das experiências virtuais, como as suas principais rivais Xbox 360, da Microsoft, e Playstation 3, da Sony.
Um novo jogo para a Wii, o "Wario Wave: Smooth Moves", estará à venda a partir de sexta-feira, desenvolvido para tirar o maior partido do Wiimote, o comando sensível aos movimentos do utilizador.
Entre os principais títulos, estão disponíveis nas lojas nacionais o "Wii Sports" (distribuído com a consola), o "Wii Play" (que inclui mais um Wiimote) e o "The Legend of Zelda".
Para o final de 2007, a Nintendo está a apostar no lançamento de uma nova versão da Wii, que incluirá um leitor de DVD, e passarão a coexistir os dois formatos no mercado.
No Japão, onde estão à venda as três principais consolas de jogos, a Wii vendeu desde a data de lançamento 1,14 milhões de unidades, enquanto a Playstation 3, da Sony, que chegou ao mercado três semanas antes da Wii, vendeu 534.336 consolas.
Para os analistas, os números são claros e reflectem que a Sony falhou os seus objectivos ao não atingir um milhão de consolas vendidas no Japão, até porque chegou ao mercado em meados de Novembro.
A Xbox 360, da Microsoft, vendeu no Japão 311.053 unidades desde o lançamento em 2005.