Norte de Portugal e Galiza estudam ligação em alta velocidade Porto-Vigo
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e a Junta da Galiza vão realizar um estudo conjunto sobre a ligação ferroviária Porto-Vigo em alta velocidade, anunciou hoje fonte da instituição portuguesa.
Em comunicado, a Comissão refere que o estudo visa apresentar respostas e soluções para as questões existentes sobre a optimização da ligação Porto-Vigo, na vertente de passageiros e mercadorias, e sobre a viabilidade económico-financeira da sua exploração.
A decisão foi tomada hoje, numa reunião entre os presidentes da CCDRN e da Junta da Galiza, respectivamente Carlos Lage e Emílio Pérez Touriño, realizada no âmbito do quadro da actividade de cooperação da Comunidade de Trabalho Galiza - Norte de Portugal.
Os dois representantes reafirmaram o carácter "prioritário" e "estratégico" do projecto de ligação ferroviária Porto-Vigo em velocidade elevada para a euro-região Galiza/Norte de Portugal.
"É objectivo da Comunidade de Trabalho dispor e apresentar um documento de referência actualizado e um caderno de encargos útil, capazes de materializar um plano de execução e um horizonte específico e exequível para o projecto", acrescenta o comunicado.
Carlos Lage comunicou a Emílio Touriño o interesse já manifestado pelo Ministério dos Transportes na realização deste estudo.
"Neste contexto, os responsáveis das duas instituições acordaram solicitar conjuntamente aos ministros dos transportes português e espanhol o arranque dos trabalhos do `subgrupo de trabalho específico`, previsto no Acordo da Cimeira de Évora, para o impulso da conexão em alta velocidade Porto-Vigo", conclui o comunicado.
O presidente da Junta da Galiza já tinha afirmado quinta-feira à noite no Porto pretender trabalhar com as autoridades portuguesas para a construção desta ligação em comboio rápido.
"Temos que ganhar a batalha das redes de transportes e comunicações", frisou, então, o presidente galego, destacando a importância para a euro-região de "uma rede de infra-estruturas verdadeiramente competitivas".
No início de Dezembro, aquando de uma visita ao Porto, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, reafirmou o empenho do Governo em viabilizar a ligação ferroviária rápida entre a Galiza e o Norte de Portugal.
"Poderá não ser necessariamente em alta velocidade, dado que, sendo a distância entre o Porto e Vigo de apenas 130 quilómetros, põe- se seriamente como alternativa uma linha de velocidade elevada [velocidade máxima de 250 km/hora, de preço muito inferior]", disse a governante.
Ana Paula Vitorino reiterou ainda o compromisso do Governo em dotar a cidade do Porto de ligações condignas, dada a sua condição de principal cidade do Noroeste Peninsular.