Nova fábrica da Portucel permite aumento de 350 milhões de euros das exportações
Lisboa, 04 Mar (Lusa) - A nova fábrica de papel da Portucel, da qual hoje foi lançada a primeira pedra, vai permitir à empresa aumentar as suas exportações em 350 milhões de euros, em 2010, para 1.280 milhões de euros.
Segundo o presidente-executivo da Portucel, que hoje falava à margem da cerimónia de colocação da primeira pedra da nova fábrica de papel, as exportações da empresa representarão 75 por cento do total do sector em Portugal.
O investimento na nova fábrica ascenderá a mais de 500 milhões de euros e o grupo Portucel Soporcel pretende que esteja operacional em Agosto de 2009.
O presidente-executivo da Portucel, José Honório, sublinhou, anteriormente, que a empresa tem "uma intenção muito clara" de passar a ser "uma empresa maior da que é hoje" e frisou que este investimento indica que está a trabalhar nesse sentido.
O crescimento da empresa pode, segundo José Honório, ser concretizado através de uma "valorização e acrescentando maior valor àquilo" que faz em Portugal.
É nesta política que se insere o projecto da nova fábrica de papel a instalar em Setúbal.
"Trata-se de integrar a pasta de papel que produzimos hoje e que exportamos, ou seja, deixar de exportar a pasta, integrá-la num processo de maior valor acrescentando e exportar papel criando uma maior riqueza que fica em Portugal", frisou.