Nova raspadinha será contribuição para preservar património

por Antena 1

Direitos Reservados

Chegou ao mercado a nova raspadinha do Património. Apesar de este novo jogo da Santa Casa não ser consensual, a subdirectora geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, refere que as verbas vão fazer a diferença na ajuda para a preservação do muito património histórico existente em Portugal.

Cada raspadinha custa um euro e as receitas cabem ao Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, responsável por financiar intervenções em imóveis culturais, por exemplo museus.

Esta lotaria instantânea foi colocada à venda na terça-feira, numa parceria entre o Governo e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Também ouvido na emissão da Antena 2 pelo jornalista Paulo Alves Guerra, o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, Joaquim Caetano, assume a necessidade de várias intervenções com caráter de urgência.

O diretor do Museu Nacional de Arte Antiga a defender mais investimento na recuperação do património cultural, quer em obras de arte, quer em imóveis.

A lotaria instantânea do património tem causado polémica, depois de vários avisos em relação ao vício dos portugueses em relação a este jogo.

Uma das vozes críticas foi a de Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social.
pub