Nova Zelândia obtém estatuto de observador na Aliança do Pacífico
Sydney, Austrália, 23 nov (Lusa) -- O governo da Nova Zelândia anunciou hoje ter obtido o estatuto de observador na Aliança do Pacífico, bloco formado pelo México, Colômbia, Peru e Chile, em 2011, para fomentar a integração económica regional.
"A Nova Zelândia valoriza o seu compromisso com estes países da América Latina. O fortalecimento dos nossos laços através da Aliança do Pacífico oferece-nos uma oportunidade real de comércio com a região", afirmou o ministro do Comércio da Nova Zelândia, Tim Groser.
A Nova Zelândia já tem fortes relações com o México, Chile e Peru sob o chapéu das negociações para o Acordo de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) e no contexto do Fórum de Cooperação Económica da Ásia Pacífico (APEC), sublinhou o ministro, num comunicado citado pela agência noticiosa Efe.
Globalmente, a Aliança do Pacífico conta com 215 milhões de habitantes, com um rendimento médio `per capita` de 13 mil dólares, 40 % do Produto Interno Bruto da América Latina e 55 % das exportações da região para o resto do mundo.
A Espanha, Austrália, Canadá, Uruguai, Panamá e Costa Rica também integram a lista de países que conquistaram o estatuto de observador na Aliança.