Novabase propõe dividendo extraordinário de 0,50 euros

O Conselho de Administração da empresa tecnológica Novabase propôs o pagamento de um dividendo extraordinário aos acionistas de 0,50 euros por ação, que deverá ser votado no final de outubro.

Lusa /

De acordo com uma proposta da administração da tecnológica enviada hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Novabase pretende que "sejam pagos aos acionistas 15.700,697 euros da rubrica de reservas e resultados acumulados, correspondente a um total de 0,50 euros por ação, relativamente ao número de ações emitidas".

A administração da Novabase defende que "existe neste momento todo o interesse em promover medidas de remuneração acionista" e sublinha que a empresa "mantém intacta a sua capacidade financeira para execução dos planos de investimento delineados para os próximos anos, dispondo por outro lado de liquidez amplamente suficiente para financiar as suas necessidades de curto e médio prazo".

Além disso, é ainda recordado que o balanço intercalar reportado em 31 de agosto "apresenta reservas legais no montante de 3.140.139,40 euros", um montante que "é igual ao mínimo legalmente exigível.

Outro argumento apresentado é que a distribuição de reservas pretendida não torna o capital próprio da sociedade "inferior à soma do capital e das reservas que a lei ou o contrato não permitem distribuir aos sócios".

A proposta deverá ser aprovada na reunião de acionistas, que está marcada para 26 de outubro e que tem na ordem de trabalhos apenas dois pontos: "deliberar sobre o balanço intercalar reportado à data de 31 de agosto de 2017" e "deliberar sobre a proposta de distribuição de reservas e resultados acumulados".

A assembleia-geral poderá ser adiada para 13 de novembro "na eventualidade de a assembleia não poder reunir na data atrás indicada por falta de representação do capital exigido pela lei ou pelos estatutos da Novabase".

PUB