Novis lança serviço de banda larga móvel através de placa 3G

A Novis vai apostar na banda larga móvel para aumentar a sua quota de mercado na Internet, onde mantém a ambição de ser líder, afirmou hoje a administradora da Sonaecom para a área empresarial, Manuela Calhau.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A nova oferta da empresa de comunicações empresariais está disponível através de uma placa 3G que permite o acesso à rede móvel da Sonaecom e marca a "entrada da Novis na era da mobilidade", disse Manuela Calhau, que falava numa apresentação aos jornalistas.

A gestora explicou que a oferta será exclusiva para os clientes que já têm, ou pretendem ter, ADSL ou VPN da Novis e sublinhou que os novos serviços devem ser vistos "como uma extensão e um reforço" da actual oferta de Internet e dados.

A par da placa 3G, a Novis lançou ainda o E-roaming, serviço destinado aos acessos no estrangeiro (a partir de mais de 80 mil hot spots) a preços "mais acessíveis que as melhores ofertas", segundo a Novis.

Reconhecendo que "os lançamentos [dos novos serviços] foram conseguidos quase a custo zero", com excepção do milhão de euros aplicado na campanha de publicidade, Manuela Calhau salientou as sinergias conseguidas ao nível da rede móvel da Sonaecom, mas também da área de sistemas de informação, que é comum.

Garantiu, por outro lado, que a banda larga móvel da Novis "não constitui nenhuma ameaça à banda larga móvel da Optimus".

Isto porque a Internet móvel da Novis apenas será oferecida em `bundle` de serviços e porque os próprios parceiros comerciais serão penalizados caso vendam este produto a quem já tem a solução móvel da Optimus (Kanguru).

Por outro lado, quem já é cliente do Kanguru e deseja subscrever o novo produto da Novis terá que pagar a penalização prevista na cláusula de fidelização, "o que desincentiva o churn [desligamento]", salientou a responsável.

O serviço de Internet móvel (que tem um período de permanência de 24 meses) está disponível na versão 3.6 megas, com uma mensalidade de 40 euros (mais IVA) e 40 gigas de tráfego incluídos.

Se neste tarifário a placa é gratuita, no plano de 640 kapas o custo é de 25 euros, com uma mensalidade de 25 euros (mais IVA) e 2 gigas de tráfego incluído.

Manuela Calhau adiantou que a Novis considerará "um bom rácio se conseguir uma placa por cada 10 clientes, nos próximos meses", mas escusou-se a adiantar o total de clientes da empresa.

O objectivo da Novis é continuar a crescer e liderar o mercado da Internet para empresas, sustentou a administradora da Sonaecom, recordando que, em 18 meses, a operadora duplicou a sua quota de mercado, que está actualmente em 14 por cento (ou 17 por cento, se contabilizada a carteira de clientes SoHo da Oni, adquirida recentemente).

PUB