Novo centro de inovação da Nokia Siemens estará a funcionar em Outubro/Novembro
O novo centro de inovação mundial da Nokia Siemens Networks começará a funcionar em Outbro ou Novembro nas instalações do Tagus Park, disse o presidente da empresa.
"Assim que tivermos as obras concluídas, o novo centro começa a funcionar, dentro de um mês, dois meses", disse o presidente da Nokia Siemens Networks, João Picoito, após a assinatura de um protocolo com a Universidade Técnica de Lisboa e com o Instituto Superior Técnico (IST) que prevê criar no edifício do instituto, no Tagus Park, um centro de inovação.
João Picoito garantiu que o novo centro terá "um impacto enorme" até porque se está a dar "um passo muito profundo na cooperação com as universidades portuguesas, nomeadamente com as escolas de engenharia".
"Temos expectativas altíssimas com o IST e com a UTL, não só a nível do intercâmbio de pessoas e da contratação de engenheiros para o nosso centro, mas também na participação em projectos internacionais em investigação no quadro da União Europeia e no desenvolvimento de produtos em comum de exploração mundial", salientou João Picoito.
O empresário afirmou que "este é um centro de inovação para o mundo inteiro", baseado na engenharia portuguesa e com colaboradores estrangeiros.
"Queremos desenvolver produtos de grande qualidade e de grande capacidade de inovação da engenharia portuguesa para exportar para o mundo inteiro", disse João Picoito, para quem apenas o "céu é o limite".
O novo centro de inovação vai desenvolver aplicações de software para os operadores de telecomunicações, com o objectivo de melhorar o desempenho das redes.
Nesta primeira fase, o centro de inovação terá 70 engenheiros até final do ano e mais 30 em 2008, atingindo os 100.