Novo Leclerc de Braga promete criar 180 novos empregos

Braga, 19 Mai (Lusa) - A rede francesa de hipermercados Leclerc vai concluir no Verão a primeira loja em Braga, um investimento de 25 milhões de euros que criará 180 empregos, disse hoje à agência Lusa um dos promotores.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O empresário bracarense António Vieira adiantou que o "hiper" - em construção em Ferreiros, por adjudicação à construtora Britalar - terá 4.000 metros quadrados, metade dos quais na área alimentar.

O espaço comercial terá também uma estação de serviço, um centro automóvel, e uma loja de acessórios automóveis.

O hipermercado, que terá também 50 lojas em dois pisos e um parque de estacionamento com 1100 lugares, vai criar 180 postos de trabalho directos e 40 indirectos, segundo António Vieira.

Vieira diz que o principal trunfo do espaço face à concorrência será o da oferta de "preços competitivos face aos concorrentes da zona", o que lhe permitirá "ganhar uma quota de mercado importante, e vender mais e mais barato.

O grupo, que é na actualidade líder em França na grande distribuição, foi fundado por Édouard Leclerc após a Segunda Grande Guerra, com a finalidade de evitar os circuitos paralelos e vender directamente do produtor para o consumidor.

A unidade de Braga será a 20ª superfície, tendo a primeira sido aberta em Valongo, há 12 anos.

António Vieira abandonou Portugal, aos 12 anos, rumo a França, onde viveu 30 anos, 25 dos quais a trabalhar no grupo Leclerc.

"É o Leclerc que me dá as garantias bancárias para o financiamento do projecto", explicou.

Em Braga, há dois hipermercados, o Feira Nova e o Continente, dois "cash-and-carry", a Makro e o Arminho, e vários de dimensão média, das diferentes operadoras, nacionais e estrangeiras que actuam no mercado português.

Até 2010 abrirão ainda mais dois hipermercados, um Continente e um Jumbo - integrados em centros comerciais já aprovados - e um supermercado do grupo alemão Lidl, que já está em construção.

LM.


PUB