Novo passe chama-se "Navegante" e permite andar de autocarro, metro, elétrico e comboio

Lisboa, 20 jan (Lusa) - O novo passe único para Lisboa, o `Navegante`, vai custar 35 euros e permitirá a partir de fevereiro andar de autocarro, elétrico, metro e comboio dentro da malha urbana da capital, disse hoje o secretário de Estado das Transportes.

© 2012 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Vai simplificar a vida na cidade, eliminar alguns passes intermodais e combinados em Lisboa e corresponde a uma das promessas do Governo de reduzir os custos administrativos da simplificação tarifária", afirmou Sérgio Monteiro à Agência Lusa.

O governante disse ainda que a Transtejo e os Transportes Coletivos do Barreiro já assinaram um protocolo com o Governo para aderir a este novo passe e espera que outros privados sigam o exemplo.

O novo passe terá duas zonas, correspondentes às servidas atualmente pelos passes Carris/Metro: urbana e suburbana e poderá ser utilizado nos autocarros, no metro, no serviço urbano da CP e nas linhas do elétrico até Algés.

O Governo pretende que as pessoas comecem a encarar o comboio como um meio de transporte urbano, o que atualmente não acontece.

Nesse sentido, para justificar a inclusão da CP Lisboa no novo título, o Governo apontou na sua proposta de reestruturação dos transportes de Lisboa "um especial benefício para a zona ocidental, a zona de Benfica, a ligação da zona oriental ao centro e a utilização da linha de cintura".

O governante considera que o `Navegante` será o "primeiro passo para a implementação progressiva do sistema tarifário de toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML)".

Atualmente, existem 710 combinações diferentes de títulos de transporte na AML, sendo que só a CP Lisboa tem 177 títulos diferentes.

Tópicos
PUB