Novo vírus informático Zotob ataca utilizadores do Windows
Um novo vírus informático chamado Zotob, que se aproveita de falhas recentemente descobertas no sistema operativo Windows, da Microsoft, começou a propagar-se na Internet, disseram hoje peritos em segurança de computadores.
O vírus tira proveito de três erros "críticos" assinalados na semana passada pela Microsoft, um dos quais no Internet Explorer que permitiria a um atacante externo controlar à distância um computador.
A especificidade do Zotob é que pode afectar computadores que utilizem versões diferentes do Windows (95, 98, ME, NE, 2000 e XP) mais rapidamente que outros vírus, segundo fontes da empresa de segurança informática Trend Micro.
O novo vírus tem capacidade para deixar uma cópia dentro do Windows, como fazia o anterior BOTZOR.EXE, e modificar os ficheiros temporários do computador que ataca, impedindo o utilizador de recorrer à ajuda online dos sites anti-vírus.
A Mocrosoft, por seu lado, minimiza os seus efeitos e afirma que ataca apenas os utilizadores do Windows 2000.
"Por enquanto o vírus teve um impacto muito limitado", indica um comunicado emitido na noite passada por Stephen Toulouse, da divisão de segurança do gigante informático.
Estima-se em 90 por cento os computadores mundiais que usam o Windows como sistema operativo e a Microsoft tem-se empenhado ultimamente em melhorar a segurança e fiabilidade do seu software, frequentemente acusado de ter falhas de segurança.