O espanhol El Bulli é o melhor restaurante do mundo, pelo terceiro ano consecutivo

Londres, 22 Abr (Lusa) - O restaurante El Bulli, propriedade do famoso cozinheiro espanhol Ferran Adrià, foi eleito segunda-feira, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor restaurante do mundo, numa gala organizada pela revista gastronómica britânica Restaurant.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Situado na localidade de Roses, na Costa Brava, em Barcelona, El Bulli (O Efervescente, em tradução livre) conseguiu, assim, manter a primeira posição na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo elaborada pela prestigiada publicação.

Ferran Adrià, de 45 anos, é conhecido por ser o "alquimista da cozinha" devido à criatividade com que confecciona os pratos, experimentando novas tecnologias e inesperadas texturas e sabores.

O El Bulli fica aberto apenas de Abril a Setembro, já que Adrià passa os restantes meses a aperfeiçoar receitas no seu laboratório-oficina, "El Taller", em Barcelona.

Ferran Adrià começou a cozinhar há cerca de 30 anos quando ainda lavava pratos no Hotel Playafelds, em Ibiza, nas Ilhas Canárias.

Para a segunda e terceira posições, a revista Restaurant elegeu, respectivamente, o restaurante britânico The Fat Duck (O Pato Gordo) e o francês "Pierre Gagnaire".

Depois de França (10 restaurantes) e Estados Unidos (8), Espanha (7) é o país com mais estabelecimentos de alta cozinha no mundo.

No 40º lugar, o brasileiro DOM é o único restaurante latino-americano que figura na lista da publicação, que há sete anos atribui prémios aos melhores estabelecimentos de restauração do planeta.

A selecção dos "50 melhores" é feita por um jurado internacional formado por cerca de 700 chefes de cozinha, proprietários de restaurantes e críticos gastronómicos. Pela primeira vez, os leitores da revista, fundada em Londres em 2001, puderam votar.

PUB