O espanhol El Bulli é o melhor restaurante do mundo, pelo terceiro ano consecutivo
Londres, 22 Abr (Lusa) - O restaurante El Bulli, propriedade do famoso cozinheiro espanhol Ferran Adrià, foi eleito segunda-feira, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor restaurante do mundo, numa gala organizada pela revista gastronómica britânica Restaurant.
Situado na localidade de Roses, na Costa Brava, em Barcelona, El Bulli (O Efervescente, em tradução livre) conseguiu, assim, manter a primeira posição na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo elaborada pela prestigiada publicação.
Ferran Adrià, de 45 anos, é conhecido por ser o "alquimista da cozinha" devido à criatividade com que confecciona os pratos, experimentando novas tecnologias e inesperadas texturas e sabores.
O El Bulli fica aberto apenas de Abril a Setembro, já que Adrià passa os restantes meses a aperfeiçoar receitas no seu laboratório-oficina, "El Taller", em Barcelona.
Ferran Adrià começou a cozinhar há cerca de 30 anos quando ainda lavava pratos no Hotel Playafelds, em Ibiza, nas Ilhas Canárias.
Para a segunda e terceira posições, a revista Restaurant elegeu, respectivamente, o restaurante britânico The Fat Duck (O Pato Gordo) e o francês "Pierre Gagnaire".
Depois de França (10 restaurantes) e Estados Unidos (8), Espanha (7) é o país com mais estabelecimentos de alta cozinha no mundo.
No 40º lugar, o brasileiro DOM é o único restaurante latino-americano que figura na lista da publicação, que há sete anos atribui prémios aos melhores estabelecimentos de restauração do planeta.
A selecção dos "50 melhores" é feita por um jurado internacional formado por cerca de 700 chefes de cozinha, proprietários de restaurantes e críticos gastronómicos. Pela primeira vez, os leitores da revista, fundada em Londres em 2001, puderam votar.