OCDE aponta atenuação do ritmo de deterioração para países industrializados
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico apontou para o mês de Abril "uma atenuação do ritmo de deterioração" económica em vários países industrializados. De acordo com os indicadores avançados da OCDE, Canadá, França, Itália e Reino Unido são as economias que sugerem o "sinal mais sustentado".
O comunicado da OCDE adverte para a tentação de ver aqui o ponto de inflexão definitivo rumo à recuperação, quando pode verificar-se ser apenas uma tendência temporária.
Refere o comunicado que os indicadores avançados da organização apontam em Abril para "uma diminuição do ritmo de deterioração do crescimento na maior parte das economias da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico, com um sinal mais sustentado no Canadá, na França, na Itália e no Reino Unido".
Com cautela, a OCDE indica que o ponto mais baixo do crescimento destes países poderá ter sido atingido, havendo ainda "um sinal positivo que parece desenhar-se na Alemanha, no Japão e nos Estados Unidos".
A mesma realidade não transparece nas economias de fora da zona da OCDE, que, à excepção da China e da Índia, "enfrentam ainda uma degradação das perspectivas económicas".
Indicadores entram positivos em Abril
Os indicadores avançados da OCDE avançaram 0,5 pontos face a Março, apesar de permanecerem 8,3 pontos atrás do nível homólogo de 2008.
Na Zona Euro, o indicador progrediu 0,8 pontos, continuando 6,3 pontos abaixo do nível de há um ano.
No que respeita à Alemanha, maior economia europeia, o indicador de Abril avançou 0,1 pontos, ficando ainda aquém do mesmo mês de 2008 em 13,4 pontos.
Fora da Europa, o indicador avançou 0,2 por cento nos estados Unidos, mas 10,8 pontos abaixo do nível do período homólogo.
Na China, verificou-se uma subida de 0,9 pontos, para um nível ainda 8,3 pontos abaixo do que se constatava em Abril de 2008. A Índia cresceu 0,4 pontos, 7,9 pontos inferior ao mês homólogo.