Oeste espera que estudo não provoque novo adiamento da decisão do governo
Torres Vedras, 28 Nov (Lusa) - O presidente da Associação de Municípios do Oeste, Carlos Lourenço, espera que o aparecimento de mais um estudo sobre o novo aeroporto de Lisboa, que defende a opção Portela+1, não faça adiar por mais tempo a decisão do governo.
"Achamos estranho aparecer mais um estudo de última hora, se havia propostas a fazer já deveriam ter sido apresentadas há muito tempo. Continuamos a ter esperança que o governo não vá adiar mais a decisão porque já estamos a ser muito prejudicados", disse o autarca defensor da Ota.
Carlos Lourenço comentava em declarações à agência Lusa as conclusões do estudo promovido pela Associação Comercial do Porto (ACP) que admite a possibilidade de construção em Alcochete, para complementar a Portela, mas que exclui por completo a Ota.
"Não se pode continuar sucessivamente a apresentar estudos e a adiar a decisão indefinidamente. A região Oeste já está a ser muito prejudicada por este adiamento (decisão do governo de realizar estudos comparativos entre Ota e Alcochete)", afirmou o autarca que representa 14 concelhos da zona Oeste de Lisboa.
Para Carlos Lourenço, que também preside ao município de Arruda dos Vinhos (PSD), a decisão do governo de promover estudos comparativos está a provocar "atrasos na elaboração do plano regional de ordenamento do território, nos planos estratégicos e nas revisões dos planos directores municipais".
O caso mais complicado é o de Alenquer, onde os terrenos reservados para a construção do aeroporto da Ota estão condicionados desde 1999.
"São prejuízos incalculáveis", frisou o autarca.
A Associação de Municípios do Oeste inclui os concelhos de Alenquer, Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Bombarral, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
O estudo da ACP, que foi entregue ao Governo na passada sexta-feira, aponta o Montijo como melhor localização para o aeroporto complementar à Portela, mas admite também como uma boa solução a opção por Alcochete, em conjunto com a Portela.
ZO
Lusa/Fim