OFNI - Objecto Flutuante Não Identificado, numa garrafa de Coca-Cola

Uma empresa brasileira concessionária da Coca-Cola vai ter de pagar uma multa de valor equivalente a 215.000 euros a um fundo de defesa dos consumidores, por ter sido encontrado numa garrafa daquela bebida um objecto semelhante a um palito envolvido em plástico.

RTP /
Alexander Demianchuk, Reuters

O consumidor que encontrou o corpo estranho dentro da garrafa de um litro de Coca-Cola apresentou queixa e a Procuradoria de Justiça confirmou que o produto não tinha a "qualidade" mínima exigível. A Coca-Cola recusou comentar e remeteu todas as explicações para a empresa concessionária.

A concessionária responsável pela produção da bebida e pelo seu engarrafamento é a Uberlândia Refrescos Ltda.. Esta defendeu-se afirmando que "a empresa tem um rigoroso sistema de controlo de qualidade". Mas foi obrigada a pagar a multa.

A Procuradoria acrescentou à multa uma reflexão sobre a falibilidade desse controlo por parte do fabricante, observando que se tratou neste caso de um objecto bastante grande para ser detectado pelo consumidor, a olho nu. E quando se trate de partículas perigosas para a saúde, mas impossíveis de detectar?
Tópicos
PUB