OMC anuncia acordo "decisivo" no comércio de produtos tecnológicos

Os países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) chegaram hoje a um "acordo decisivo" sobre o comércio de produtos de tecnologias de informação, que representa 1,3 biliões de dólares anuais, indicou hoje a OMC em comunicado.

Lusa /

Os países membros, que representam os principais países exportadores deste tipo de produtos, concordaram "em eliminar os direitos aduaneiros em mais de 200 produtos".

"O acordo de hoje é um acordo importante", declarou o diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo. "O valor anual do comércio destes produtos é superior a 1,3 biliões de dólares e representa 7% do comércio mundial de bens", acrescentou.

"Eliminar as tarifas aduaneiras num comércio com esta importância vai ter um enorme impacto e vai encorajar uma baixa de preços (...), vai criar emprego e estimular fortemente o crescimento mundial", adiantou.

Entre os produtos abrangidos estão sistemas de navegação por GPS, aparelhos médicos como os de ressonância magnética, satélites de telecomunicações e ecrãs tácteis.

O texto vai ser finalizado para ser assinado na próxima conferência ministerial da OMC, prevista para dezembro em Nairobi.

PUB