OPCA vence concurso para recuperar Ponte de Alcácer do Sal
A OPCA, empresa do sector da engenharia, construção civil e obras públicas, vai investir 3 milhões de euros na reabilitação e reforço da Ponte Metálica de Alcácer do Sal, anunciou hoje a empresa portuguesa.
A empresa, do grupo liderado por Filipe Soares Franco, ganhou o concurso lançado pelas Estradas de Portugal para "o rejuvenescimento" desta ponte, tendo ficado definido um prazo de 360 dias para a conclusão das obras, que orçarão aos 3 milhões de euros.
A Ponte Metálica de Alcácer do Sal é "uma bonita ponte" inaugurada em 1945 e que várias gerações de portugueses utilizaram, durante anos, como passagem quase obrigatória a caminho das praias do Sul de Portugal, quando ainda não existia a actual auto-estrada do Algarve (A2).
No comunicado refere-se que a ponte acusa actualmente "o natural desgaste de muitos anos de intenso serviço (...), tendo sido construída em ferro e num estilo que faz lembrar a Torre Eiffel, em Paris, ou a Ponte D. Maria Pia, no Porto.
Depois de concluída, a obra a realizar pela OPCA permitirá que a circulação automóvel na ponte se faça facilmente nos dois sentidos, com um sistema de sinalização automática por semáforos a determinar que o carro que chegar primeiro à ponte terá luz verde para passar.
Para além de permitir um aumento da tonelagem da carga aos veículos que realizem a travessia, a ponte recuperada voltará a ter o seu sistema levadiço em funcionamento para a passagem dos barcos à vela naquele belo troço do Rio Sado.
Esta ponte metálica que liga as duas margens do Sado tem uma extensão de 107,45 metros. É constituída por três tramos (arcos), sendo os das extremidades semelhantes com um vão de 42,7 metros. O tramo intermédio, outrora levadiço, tem um comprimento de 14,6 metros.