Opel e Chevrolet lançam carro elétrico em Portugal a partir de janeiro

Lisboa, 14 nov (Lusa) -- A Opel e a Chevrolet vão lançar em janeiro um carro elétrico no qual a General Motors (GM) deposita a esperança de ser uma solução para o problema de autonomia deste tipo de veículos.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em declarações à Lusa, o responsável da Opel para a área da mobilidade elétrica, Lars-Peter Thiesen, refere que o grupo GM decidiu "criar um carro elétrico que cobrisse apenas os percursos que a esmagadora maioria das pessoas utiliza, mas que ao mesmo tempo pudesse fazer viagens longas, como ir de férias sem preocupações de autonomia".

Tanto o Opel Ampera como o Chevrolet Volt (ambos do grupo GM) são "revolucionários" porque são carros elétricos sem restrições de autonomia e funcionalidade, ou seja, têm uma autonomia de cerca de 500 quilómetros graças a um pequeno motor a gasolina que a única coisa que faz é gerar eletricidade para o `verdadeiro` motor do carro, o Voltec, completamente elétrico.

Os responsáveis da General Motors adiantam que esta solução, que permite ter um carro elétrico como primeiro automóvel da família, criou "um novo segmento no mercado automóvel europeu".

Lars-Peter Thiesen, que é doutorado em Física e participou no desenvolvimento das baterias e do sistema de motorização do Ampera, concorda que existem no mercado carros elétricos puros com boa autonomia mas "não se podem comparar ao Opel Ampera", porque num veículo elétrico puro "é preciso recarregar as baterias quando se esgotam", e quando isso acontece "temos de esperar uma eternidade para que as baterias fiquem novamente carregadas", o que não acontece com o modelo da GM.

Para a Opel, a poupança ao nível do combustível é imensa porque asseguram que, numa utilização padrão de 25 mil quilómetros por ano, "pode no limite representar uma poupança de 1850 euros por ano ou de 2850 euros por ano por comparação com os modelos a gasóleo e gasolina, com a vantagem de não poluir".

Em Portugal, o custo aproximado de utilização do Ampera por cada 100 quilómetros, em modo elétrico, é de um euro. Quando comparado com modelos semelhantes ao nível de potência e de segmento, a Opel indica que um carro a gasóleo gasta 8,4 euros por cada 100 quilómetros, enquanto que um modelo a gasolina está nos 12 euros por cada 100 quilómetros.

Apesar de todas estas vantagens, o preço dos dois modelos ainda não é acessível a todos os portugueses: 42900 euros pelo Ampera e 41950 euros pelo Volt.

Na maioria dos países europeus, os modelos elétricos da GM terão incentivos estatais que farão baixar o preço em cerca de 6 mil euros na Holanda ou 7 mil euros em Espanha. Portugal é o único país, até ao momento, que exclui os dois modelos de incentivos estatais.

Questionado sobre se a evolução da autonomia das baterias de carros elétricos será semelhante ao desenvolvimento que se assistiu nos telemóveis, Lars-Peter Thiesen disse à Lusa que "será difícil", acrescentando que o esforço que está a ser feito não é tanto pelo lado da autonomia, mas sim "numa série de instrumentos para reduzir o peso e o volume das baterias".

O especialista adianta que "antes de 2025" não se antevê que haja "uma bateria alternativa de produção em massa em relação ao que existe hoje".

 

Tópicos
PUB