Operadora Optimus lança telefone fixo sem assinatura
O presidente da Sonaecom, Paulo Azevedo, anunciou hoje que a operadora de telecomunicações Optimus vai lançar um telefone fixo, sem assinatura mensal, que utiliza a tecnologia móvel GSM.
O novo telefone resulta de uma parceria entre a Optimus e a Novis, operadora de comunicações fixas do grupo.
Em conferência de imprensa no Porto, Miguel Almeida, administrador de marketing e vendas da Optimus, explicou que o novo telefone utilizará a tecnologia móvel GSM até ao primeiro ponto em que interliga com a rede Novis, passando depois a usar a rede fixa da operadora.
O novo serviço, denominado Optimus Home, tem um tarifário igual ao produto mais barato da Portugal Telecom, PT Simples, em que as chamadas nacionais para rede fixa custam cinco cêntimos por minuto e as chamadas para rede móvel custam 30 cêntimos, acrescentou o mesmo responsável.
Segundo Miguel Almeida, um cliente com perfil médio de utilização (150 minutos por mês) poupa 50 por cento com o novo produto da Optimus, com a retirada da assinatura.
A factura média de um cliente da PT é de 28,8 euros, enquanto que o produto da Optimus é de 14,7 euros, acrescentou Miguel Almeida.
Ao aderir a este produto, o cliente fica com um prefixo do número de telefone igual à rede fixa.
Se já for cliente da PT, o cliente pode ficar com o mesmo número, disse o administrador, acrescentando que a portabilidade custa 40 euros, montante que será convertido em chamadas para o cliente.
A outra novidade deste produto é que pode ser pré-pago, o que permite ao cliente fazer carregamentos de chamadas no valor de 25 euros, de dois em dois meses.
O novo telefone, que custa 69,90 euros e tem 15 euros de chamadas incluídas, não permite o acesso à Internet.
O Optimus Home vai estar disponível em Portugal Continental a partir de terça-feira em 1.700 pontos de venda Optimus e em quiosques nos centros comerciais do grupo.
A operadora vai gastar quatro milhões de euros na promoção do novo telefone e quer ter 10 por cento de quota de mercado em 2005 ou 2006, o que corresponde a ter o produto em 1,3 a 1,5 milhões de lares, referiu Miguel Almeida.
O presidente da Sonaecom afirmou que a Novis vai lançar brevemente um produto semelhante, mas escusou-se a adiantar pormenores.