Operadora Vivo é grande aposta da Portugal Telecom no estrangeiro

A operadora de telefonia móvel Vivo é a grande aposta do grupo Portugal Telecom no estrangeiro, afirmou hoje o presidente da PT Investimentos Internacionais, unidade do grupo português responsável pelos activos fora de Portugal.

Agência LUSA /

Carlos Vasconcellos, que participou num seminário internacional sobre telecomunicações em Florianópolis, apresentou as atribuições da recém-criada PT Investimentos Internacionais e disse que a Vivo representa actualmente 80 por cento das receitas da nova unidade do grupo português.

"Temos um modelo definido para o grupo em Portugal e outro para além fronteiras, onde o Brasil é o motor do nosso crescimento", afirmou Carlos Vasconcellos.

O executivo salientou que o grupo Portugal Telecom, responsável por seis por cento do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal, controla 28 empresas em quatro continentes, num total de 33,5 milhões de utilizadores e 5,8 mil milhões de euros em receitas anuais.

Ao falar sobre "A inovação como desafio estratégico - a experiência da Portugal Telecom", Carlos Vasconcellos disse que as novas tecnologias vão representar uma total mudança no paradigma das telecomunicações no século XXI.

"A maioria das operadoras nem sequer deu o primeiro passo. Cada vez mais teremos uma legislação focada nos grupos de utilizadores e não nos vários negócios", explicou o executivo.

Carlos Vasconcellos disse que o grande desafio das operadoras móveis no futuro será crescer com rentabilidade, nomeadamente em países com altas taxas de penetração de telemóveis.

"O negócio deixará de ser conquistar novos utilizadores, mas valorizar e rentabilizar novos negócios, de organizações centradas nas tecnologias para organizações centradas nos utilizadores", disse o executivo.

A Futurecom 2004, seminário internacional de telecomunicações que decorre em Florianópolis, é o maior evento anual do sector no Brasil, com cerca de 150 empresas e oito mil profissionais.

PUB