Operadora Vivo inicia venda de telemóveis multimédia
A operadora telefónica móvel Vivo anunciou o início da venda no mercado brasileiro de um telemóvel multimédia que apelida de terceira geração.
O telemóvel Audiovox Harrier possui funções semelhantes ao de um computador portátil, como envio e recepção de e-mails, abertura e edição de arquivos Word e Excel, acesso móvel à Internet, câmara digital e gravador de vídeos curtos.
"O mercado dos telefones móvis mudou. Os utilizadores querem mais dos seus aparelhos do que fazer e receber ligações", disse o director do Segmento Premium da Vivo, Roger Sole, citado num comunicado.
"Para atender a esse pedido, a Vivo leva o seu primeiro modelo de terceira geração às lojas. Os utilizadores poderão aceder à Internet a velocidades superiores às oferecidas pela banda larga tradicional", afirmou.
O aparelho Audiovox Harrier possui um teclado semelhante ao de um computador e ecrã `touchscreen`, além de teclas que levam o utilizador directamente a programas como a caixa de mensagens, Internet, câmara, agenda e calendário.
Apesar de este tipo de telemóvel ser apelidado pelas operadoras do Brasil como sendo 3G, terceira geração, a entidade que regulamenta o sector não considera que seja tecnologia 3G, para a qual aliás nem foram ainda atribuídas licenças no Brasil.
A Vivo diz que já oferece a tecnologia 3G nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Brasília.
A Vivo, controlada pelos grupos Portugal Telecom (PT) e Telefónica Móviles, é a maior prestadora de serviços de telecomunicações móveis do Hemisfério Sul, com mais de 30 milhões de utilizadores em todo o Brasil.
Actualmente, a empresa é líder no mercado individual e também no segmento corporativo, para o qual fornece soluções através da unidade de negócios Vivo Empresas.