Optimus conta ter 80% cobertura de 4G até final do ano

Lisboa, 15 mar (Lusa) - O presidente executivo da Optimus, Miguel Almeida, afirmou hoje que a operadora espera ter 80 por cento de cobertura da tecnologia de quarta geração móvel (4G) em Portugal até final do ano.

Lusa /

Miguel Almeida falava na conferência de imprensa que oficializou o lançamento de serviços de 4G da operadora de telecomunicações detida pela `holding` Sonaecom.

Numa primeira fase, segundo o gestor, a rede de quarta geração móvel será alargada a "Lisboa, Porto e todas as capitais de distrito", esperando ter "cobertura de 80 por cento da população portuguesa até final do ano".

Segundo Miguel Almeida, o "4G é um salto tecnológico importante" para a Optimus e permite "potenciar a estratégia de dados móveis" da operadora de telecomunicações".

O executivo explicou que esta nova tecnologia, do ponto de vista do operador, "é oito vezes mais eficiente que o 3G", permitindo ter custos unitários a um valor mais baixo.

A Optimus pretende manter a qualidade de rede de telecomunicações nesta tecnologia, pelo que quer fazer um "forte desenvolvimento da rede", irá apostar no lançamento de produtos inovadores e numa maior agressividade comercial, no sentido de colocar a operadora "na liderança do 4G".

"Os dados móveis são o futuro desta indústria, têm estado no centro da estratégia da Optimus e irão potenciar a nossa estratégia", afirmou Miguel Almeida.

Apesar de reconhecer que este "não é o momento ideal" para lançar o serviço, uma vez que os telemóveis disponíveis com esta tecnologia ainda são escassos e os valores elevados, apesar da subsidiação dos mesmos, Miguel Almeida lembrou que a aposta no 4G "é uma maratona" que levará o seu tempo.

Questionado sobre a sua expectativa de clientes para os próximos meses, Miguel Almeida apontou "alguns milhares", escusando-se a avançar com detalhes.

A Optimus investiu 113 milhões de euros no leilão de atribuição da licença.

Tópicos
PUB