Pagamentos em atraso com queda homólga em abril, mas subida face a março

por Lusa

Os pagamentos em atraso das entidades públicas totalizavam 538,1 milhões de euros no final de abril, caindo 68,8 milhões de euros face ao mesmo mês de 2022, mas aumentando em 68,4 milhões de euros em relação a março.

"No final de abril, os pagamentos em atraso das entidades públicas ascenderam a 538,1 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 68,8 milhões de euros relativamente ao período homólogo e um aumento de 68,4 milhões de euros face ao mês anterior", refere a Síntese da Execução Orçamental hoje divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Segundo a mesma informação, a descida homóloga dos pagamentos em atraso é explicada pelo efeito combinado da diminuição registada nos Hospitais EPE (-161,2 milhões de euros) com os aumentos verificados na Administração Regional (54,5 milhões de euros), na Administração Central excluindo o subsetor da Saúde (34,3 milhões de euros) e nas Entidades Públicas Reclassificadas (6,3 milhões de euros).

Já no que diz respeito à variação mensal, o maior contributo para a subida observada regista-se nos Hospitais EPE, com um aumento de 52,5 milhões de euros, e na Administração Central excluindo o subsetor da Saúde, com 11 milhões de euros.

Tópicos
pub