Pampilhosa da Serra assina novo contrato para assegurar transporte de passageiros

por Lusa

O município da Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra, vai pagar mensalmente mais de 15 mil euros a uma empresa para assegurar o serviço de transporte público de passageiros nas linhas que funcionam atualmente.

"Para fazer face ao défice de exploração do conjunto das linhas, esta compensação é assumida há vários anos pela autarquia, tendo sido recentemente concluída uma negociação com base numa atualização técnica e financeira dos serviços prestados, que resultou numa minuta de contrato aprovada por unanimidade na última reunião da Câmara de Pampilhosa da Serra, realizada a 30 de janeiro", explicou o município, em comunicado.

O presidente da autarquia, Jorge Custódio, lamentou a "falta de equilíbrio" que se verifica no país a este nível, comparativamente às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto", nas quais a "grande maioria do serviço público de transporte é subsidiado diretamente pelo Estado central".

Um cenário diferente do que se verifica em Pampilhosa da Serra, onde, "para continuar a haver esta rede de transportes, tem de ser subsidiada pela Câmara Municipal", frisou Jorge Custódio.

Em 2023, o município da Pampilhosa da Serra vai gastar cerca de 190 mil euros, traduzindo-se num esforço financeiro que o presidente da Câmara "não questiona, dada a vital importância do serviço em causa para pampilhosenses e visitantes".

"Entendemos que este é um serviço que tem de continuar a ser prestado e, se comporta um défice de exploração significativo para a entidade exploradora, tem que ser o município a fazer este papel", sublinhou Jorge Custódio.

 

 

Tópicos
pub