Parque termal de Vidago reabre no final de 2008

O parque termal de Vidago, Chaves, reabre as portas no final de 2008 após obras de requalificação no âmbito do projecto "Aquanattur", da Unicer, que pretende tornar a região no quarto destino turístico do país.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O Aquanattur é um projecto da responsabilidade da Unicer Turismo, resultado de um contrato realizado com a Agência Portuguesa para o Investimento (API), no valor de 47,8 milhões de euros, para requalificação dos centenários parques de Pedras Salgadas e Vidago, em Trás-os-Montes.

O projecto visa a reconversão dos dois parques - que distam entre si nove quilómetros - através da dinamização de duas marcas do grupo Unicer (Pedras e Vidago), dotando-os de infra-estruturas turísticas e lúdico-termais, que passarão a funcionar numa lógica de complementaridade.

O presidente executivo da Unicer, António Pires de Lima, disse hoje, à margem de uma visita às obras em curso em Vidago, que está prevista a reabertura daquele parque para o final de 2008.

Pires de Lima considera que o "Aquanattur" servirá como uma "porta" de atracção para a região e que ajudará a tornar o Douro e Trás-os-Montes no quarto destino turístico do país.

No parque de Vidago, que completa 100 anos de existência em 2010, o actual hotel de quatro estrelas será transformado num "cinco estrelas diferenciado", num projecto assinado pelo arquitecto Álvaro Sisa Vieira.

Para conseguir a certificação ambiental do parque de 100 hectares, a componente industrial será retirada através da transferência para Pedras Salgadas da fábrica de Vidago.

Vidago vai ter também um SPA lúdico e termal, construído de raiz nas traseiras do hotel, que será servido pela cadeia internacional da especialidade E`SPA.

O actual campo de golfe de nove buracos, desenhado por McKenzie Ross em 1936, passará a ter 18 buracos, em formato "borboleta", a partir de um centro que é o próprio hotel.

Este parque vai dispor ainda de um espaço expositivo de Serralves e de casas rurais para alojamento de artistas, com atelier incluído.

As obras de requalificação do parque termal das Pedras Salgadas arrancaram no final de Maio e deverão estar concluídas em 2008, ano previsto para a reabertura desta estrutura ao público.

O "Aquanattur" tem como público-alvo os portugueses, espanhóis, alemães, ingleses, franceses e escandinavos e pretende aumentar a taxa de permanência na região que, segundo Manuel Marques, director de Turismo da Unicer, é de 1,6 dias.

A Unicer Turismo estima que o projecto crie 120 novos postos de trabalho e mantenha 220 empregos na região.

Admite-se que o projecto possa chegar aos 20 milhões de potenciais clientes num raio de três horas de viagem, incluindo Madrid, Porto e Lisboa.

Unicer, Câmara de Chaves, Instituto Português de Marketing (IPAM) e Associação Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT) assinaram hoje um protocolo com vista ao desenvolvimento e apoio a novas oportunidades de negócio.

Através deste protocolo pretende-se conceder apoio ao desenvolvimento dos negócios na região, nomeadamente nas áreas da restauração, artesanato, bem como a exploração de valências históricas, culturais e gastronómicas.

Esta empresa assinou outro protocolo com a Câmara de Chaves e as juntas de freguesia de Vidago e Oura, que se insere no âmbito do projecto de Responsabilidade Social da Unicer.

O objectivo é apoiar, durante os próximos dois anos, as comunidades locais com uma verba, não especificada, para o desenvolvimento de projectos que fomentem a educação nas áreas do ambiente, cultura e cidadania.

A Unicer prevê ainda contrapartidas ao nível da inserção social, recrutamento, promoção do turismo e das suas águas, bem como a participação em acções de defesa e melhoria do ambiente ou arquitectura.

O presidente da Câmara de Chaves, João Baptista, acredita que os dois protocolos assinados hoje vão contribuir para o "desenvolvimento sustentável" do seu concelho e de toda a região do Alto Tâmega.


PUB