Partex renova por 20 anos concessão de gás natural no Abu Dhabi

Lisboa, 31 Mar (Lusa) - A Partex Gas Corporation, que integra interesses da Fundação Calouste Gulbenkian na área do gás no Abu Dhabi, renovou por 20 anos a joint-venture GASCO que mantinha desde 1978 com a petrolífera estatal daquele emirado.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Uma nota divulgada hoje pela Fundação Calouste Gulbenkian, que detém a totalidade da holding Partex Oil and Gas Corporation, indica que os "restantes parceiros que compõem esta joint-venture, Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC), Shell Abu Dhabi B.V. e Total S.A., renovaram igualmente o acordo, válido por mais 20 anos".

De acordo com a agência de notícias dos Emirados Árabes Unidos, a WAM, a petrolífera estatal do Abu Dhabi e as restantes empresas assinaram um novo acordo para "produzir e processar gás extraído onshore".

A primeira concessão foi assinada em 1978 e tinha a validade de 30 anos. Segundo a WAM, o novo acordo tem efeitos a partir de 1 de Outubro de 2008.

A Fundação Gulbenkian diz que a renovação do acordo foi assinada segunda-feira por Eduardo Marçal Grilo, administrador da Fundação, em representação da Partex, Yousef Omair Bin Yousef (ADNOC), Malcolm Brinded (Shell Abu Dhabi B.V.) e Yves-Louis Darricarrère (Total S.A.).

A Partex detém 2 por cento da joint-venture GASCO (Abu Dhabi Gas Industries), enquanto a ADNOC detém 68 por cento e a Shell e a Total têm 15 por cento cada.

Ainda de acordo com a Fundação, o GASCO aumentou nas últimas três décadas a sua capacidade de produção "atingindo mais de 100 milhões de toneladas de petróleo liquefeito" e tornando-se "líder na produção de gás [...] incluindo metano, etano, propano, butano, nafta parafínica e condensada".

A GASCO - que emprega mais de 3.900 trabalhadores - anunciou no ano passado que iria investir 25 mil milhões de dólares em centrais de processamento de gás e pipelines, numa tentativa de desenvolver a oferta de gás para responder à crescente procura.

O Abu Dhabi - o maior dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos (EAU) - tem a maior parte das reservas de gás daquele país, que por sua vez tem a quinta maior reserva mundial.

Tópicos
PUB