Passadiços do Mondego atraem visitantes para a Guarda na Páscoa

por Lusa

Os Passadiços do Mondego estão a captar visitantes para a Guarda na semana da Páscoa e foram já adquiridos mil bilhetes para os dias 07 e 08 de abril, revelou hoje o presidente da Câmara Municipal.

Segundo Sérgio Costa, "concretamente para o fim de semana da Páscoa, para Sexta-Feira Santa e para sábado", já estão vendidos mil bilhetes, através da plataforma eletrónica, pelo preço simbólico de um euro, "e ainda se está a 15 dias de distância".

"O que quer dizer que, de facto, os Passadiços do Mondego, na nossa Serra da Estrela, na nossa Guarda, estão cada vez mais na moda", referiu hoje o autarca à agência Lusa.

Na opinião de Sérgio Costa, a campanha publicitária realizada em Portugal e em Espanha está a dar resultados, porque "os portugueses e os espanhóis estão cada vez mais `Passo a passo, a um passo da Guarda`", disse, numa alusão ao `slogan` que está associado ao projeto.

"Esse caminho é muito importante, o fortalecimento da nossa economia através do setor turístico. E tudo isto está a fazer girar, de facto, as transações económicas no nosso concelho, seja nos transportes, dos táxis ou de outras empresas, seja na possibilidade de poderem surgir num curto e médio prazo novos alojamentos rurais, seja o surgimento de nova restauração, particularmente nas imediações dos Passadiços do Mondego, conforme já aconteceu", explicou.

O município da Guarda fez o investimento principal e o seu presidente espera agora que "a economia responda", realize investimentos, crie mais riqueza no território e aumente os postos de trabalho.

Ainda de acordo com Sérgio Costa, devido aos Passadiços do Mondego, aos fins de semana as unidades hoteleiras da cidade e da região estão com a sua capacidade "permanentemente esgotada", o que também deverá acontecer na semana da Páscoa.

"Quem diz isto são os operadores turísticos, são os meus colegas presidentes de Câmara. Toda a região está a ganhar com os Passadiços do Mondego, e ainda bem que assim é, porque quer dizer que foi um bom investimento", admitiu.

Os Passadiços do Mondego, que foram inaugurados no dia 06 de novembro de 2022, podem ser visitados por um total de até três mil pessoas por dia.

O equipamento bateu o recorde de visitantes no último fim de semana, com o registo de 1.200 pessoas no sábado e de 1.800 no domingo.

Os Passadiços do Mondego estão integrados no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO.

Com um percurso pelas margens do rio Mondego e os seus afluentes de cerca 12 quilómetros, os passadiços começam junto à barragem do Caldeirão, estendendo-se depois pelo vale do Mondego, nos territórios das localidades de Trinta, Vila Soeiro e terminando já na montanha, em Videmonte.

"O percurso aproveita cinco quilómetros de caminhos já existentes e integra uma zona de sete quilómetros de travessias, passadiços e três pontes suspensas com paisagens de cortar a respiração e onde abundam as veredas, açudes, cascatas, levadas e moinhos", segundo o município da Guarda.

O seu itinerário compreende geossítios como o Miradouro do Mocho Real, escombreiras e cascalheiras do Alto Mondego e ainda os vestígios de património industrial de antigas fábricas e engenhos de lanifícios ou de produção de eletricidade (na aldeia de Trinta), "testemunhos de um passado ligado à indústria têxtil deste território, onde teve origem o afamado cobertor de papa".

Os Passadiços do Mondego representaram um investimento na ordem dos quatro milhões de euros, cofinanciados em 85% por fundos europeus, no âmbito do Centro 2020, FEDER.

 

 

Tópicos
pub