Passos Coelho acorda com Dilma Rousseff cimeira Brasil-Portugal em 2012
Brasília, 28 out (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, acordou quinta-feira com a presidente brasileira, Dilma Rousseff, a realização de uma Cimeira Brasil-Portugal em 2012, com o objetivo de estimular alianças estratégicas entre empresas dos dois países.
De acordo com Passos Coelho, já foi formado um grupo de trabalho para começar as preparações da Cimeira, que terá como foco o alargamento de investimentos e trocas comerciais entre os dois países.
"A nossa cimeira bilateral ficará subordinada ao tema de uma aliança para o crescimento sustentado e o grupo de trabalho já está a trabalhar", observou.
O primeiro-ministro confirmou que ambos "passaram em revista o plano de privatização" que está em curso em Portugal e que o país vê com "bons olhos" as proposta de companhias brasileiras.
"Conversámos sobre essa situação e a presidente brasileira sabe que duas empresas brasileiras apresentaram propostas para essa privatização [EDP] e são propostas, digamos, que nós vemos com muito bons olhos", declarou.
Questionado sobre a possibilidade de o Brasil adquirir títulos da dívida portuguesa, Passos Coelho afirmou que este tema não foi discutido com Dilma Rousseff.
"Não falámos sobre títulos da dívida portuguesa. O Brasil é uma economia bastante forte, tem regras específicas e, como toda a economia, são muito específicas no que toca à compra de dívida de outros países. É uma matéria portanto que não está na nossa agenda", afirmou.
Passos Coelho reuniu-se quinta-feira com Dilma Rousseff em durante aproximadamente uma hora e meia, no Palácio do Planalto, em Brasília.