Passos Coelho anuncia saída limpa do programa da troika

por Antena 1

Foto: Lusa

Portugal vai sair do atual programa de resgate financeiro sem recorrer a qualquer programa cautelar, regressando autonomamente aos mercados, anunciou o primeiro-ministro português. "Depois de uma profunda ponderação de todos os prós e contras, concluímos que esta é a escolha certa na altura certa. É a escolha que defende mais eficazmente os interesses de Portugal e dos portugueses e que melhor corresponde às suas justas expectativas", acrescentou.

Declaração feita ao país a partir da sua residência oficial, em São Bento, Lisboa, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros. Pedro Passos Coelho discursou tendo atrás de si todos os ministros do executivo PSD/CDS-PP, com exceção da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, que se fez representar pelo do secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque.

Antes de anunciar que o Governo tinha decidido não recorrer a qualquer programa cautelar, o primeiro-ministro português considerou que 17 de maio, data da conclusão do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal assinado em 2011, vai ser o dia da reconquista pelos portugueses da liberdade de decisão do país.

pub