Patris Investimentos quer fechar compra de Finibanco Vida e Banif Pensões ainda este ano

Lisboa, 15 dez (Lusa) - A Patris Investimentos, liderada por Gonçalo Pereira Coutinho e que hoje vai entrar em bolsa, deverá fechar a compra da Finibanco Vida e da Banif Pensões até ao final do ano, aguardando apenas pela `luz verde` do regulador.

Lusa /

"Já foram assinados os contratos de compra de duas unidades, uma é a Finibanco Vida, do grupo Montepio, a outra é a Banif Pensões", disse Gonçalo Pereira Coutinho, durante a sessão apresentação de hoje da admissão da Patris Investimentos no Alternext, mercado não regulamentado da Euronext.

A `holding` seguradora diz que pretende ter as duas aquisições concretizadas até ao final do ano, mas ainda aguarda a `luz verde` da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

"[Os contratos] estão em fase final de apreciação pela ASF e aguardamos decisão. Se for ainda possível, vamos concluir este ano", disse Gonçalo Pereira Coutinho.

A Patris Investimentos, dona da seguradora Real Vida Seguros, será a partir de hoje a única empresa portuguesa do setor cotada no Alternext, com uma capitalização que ronda os 15 milhões de euros.

A negociação das ações tem início às 15:30, segundo anunciaram as três entidades envolvidas no processo: a própria Patris Investimentos, liderada por Gonçalo Pereira Coutinho, a Euronext Lisbon e pelo Montepio, instituição financeira responsável pela operação.

Questionado à margem do evento sobre se 2017 poderá ser um "ano de compras", Gonçalo Pereira Coutinho disse "que é possível que também seja" e lembrou que "quase todos os anos" o grupo tem feito uma aquisição.

Sobre novos passos no mercado de capitais, Gonçalo Pereira Coutinho disse que o caminho a percorrer é no Alternext, mas acrescentou que "a segunda etapa poderá vir a ser a passagem para o mercado [regulamentado] da Euronext".

Tópicos
PUB