Economia
Paulo Núncio diz que impostos excessivos são culpa de um Estado pesado
Paulo Núncio, antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, diz que o peso excessivo do Estado é a causa dos portugueses pagarem mais impostos. Uma denúncia feita no programa Conversa Capital, da Antena 1 e Jornal de Negócios, este domingo.
Paulo Núncio, antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, defende uma redução da carga fiscal mas considera que "não pode haver redução de impostos sem redução da despesa pública". Para o ex-membro do Governo, entrevistado por Rosário Lira (Antena 1) e Susana Paula (Jornal de Negócios) o Estado pesa excessivamente na economia portuguesa e por isso os portugueses continuam a pagar impostos excessivos. No seu entender de uma "forma séria e credível" não se pode reduzir os impostos sem reduzir a despesa pública.
Desconfiança
Olhando para o programa do atual executivo Paulo Núncio mostra dúvidas sobre a alteração dos escalões do IRS e o englobamento. Considera que se o Governo optar por um englobamento total de todos os rendimentos sujeitos a taxas especiais, isso significará que muitos milhares de famílias portuguesas "vão sofrer um acrescimento significativo de IRS".
Rendimentos perdiais
Progressão dos escalões do IRS
Crescimento mediocre da economia
Reservas em relação ao CDS
Condições para recuperar
Para o futuro, o antigo governante considera que o partido tem condições para se reerguer, se apresentar uma proposta política mais consistente e mais credível. "Não pode estar entretido com a espuma dos dias".
Uma entrevista para ouvir na íntegra depois do notciáriod das 13h00 na Antena 1.