PCP diz que taxa de desemprego não reflete realidade

por Lusa

O PCP considerou hoje que a taxa de desemprego agora anunciada de 11,9% no segundo trimestre não reflete a realidade do mercado de trabalho, falando em números "mascarados" que `esquecem` os 500 mil portugueses que foram obrigados a emigrar.

"Os números do desemprego refletem cada vez menos a realidade do mercado de trabalho", afirmou Jorge Cordeiro, membro do Secretariado e da Comissão Política do PCP, numa declaração na sede do partido, em Lisboa.

Pois, acrescentou, não é possível olhar para estes números sem lembrar os "500 mil portugueses que foram obrigados a emigrar".

Jorge Cordeiro explicitou ainda que a este meio milhar há ainda que somar os 250 mil inativos que desejariam trabalhar e que não contam para a estatística, os 240 mil que estão em situação de subemprego.

"O Governo anuncia do ponto de vista de resultados uma redução de 108 mil desempregados no último ano, queríamos lembrar que os números da emigração foram de 140 mil. Poder-se-ia dizer que nem sequer corresponde ao número de portugueses que foram forçados a emigrar", referiu.

Falando numa "taxa mascarada", Jorge Cordeiro estimou que se todos estes portugueses fossem contabilizados, a taxa de desemprego seria "muito superior a 30%".

Segundo estimativas hoje divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística, a taxa de desemprego fixou-se nos 11,9% de abril a junho, menos 1,8 pontos percentuais do que no trimestre anterior e 2,0 pontos percentuais abaixo do trimestre homólogo de 2014.

No segundo trimestre deste ano, o INE aponta para uma diminuição trimestral de 13,0% e uma diminuição homóloga de 14,9% da população desempregada (menos 92,5 mil e menos 108,5 mil pessoas, respetivamente), para um total de 620,4 mil pessoas.

Tópicos
pub