Pedro Rodrigues acredita que reestruturação voluntária da dívida pública mataria recuperação da economia

por Sandra Henriques

Foto: Peter Kollanyi/EPA

O professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa Pedro Rodrigues defende que uma reestruturação voluntária da dívida pública mataria a recuperação da economia portuguesa.

“Voluntariamente não deve [avançar-se para a reestruturação da dívida pública], porque cria uma situação de instabilidade e neste momento mataria a recuperação da economia. A última coisa de que precisamos é de uma quebra de confiança”, afirma à Antena1.

Pedro Rodrigues alerta que “isso teria reflexos a nível não só de uma descida da bolsa, mas seria particularmente perigoso no nosso caso, porque os bancos detêm cerca de 50 por cento da dívida pública”.

“Neste momento se houvesse um episódio de reestruturação a verdade é que provavelmente iriamos desencadear uma crise bancária e isso obrigaria a novas operações de recapitalização do setor bancário, que traduzir-se-iam não só em mais austeridade, como também numa desaceleração da atividade económica”, sublinha.

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirma que os políticos e analistas que consideram que a dívida portuguesa não é sustentável são masoquistas.

pub