Pelo menos seis voos da Ryanair cancelados em Lisboa e Porto

por Lusa
Reuters

Pelo menos seis voos da Ryanair que deveriam ter saído hoje de manhã dos aeroportos de Lisboa e do Porto foram cancelados por causa da greve do pessoal de cabine da transportadora aérea de baixo custo.

Segundo a informação disponibilizada pelas 07h30 no 'site' dos dois aeroportos, foram cancelados os voos que estavam programados para sair do Porto para Madrid (06h30), Valência (07h20), Faro (08h05) e Colónia (10h00), o mesmo acontecendo em relação às ligações de Lisboa para Londres (Stansted, 06h00) e Hamburgo (06h50).

Ao aeroporto do Porto também não chegou, por cancelamento, o voo de Valência, tendo sido cancelada uma ligação que vinha de Faro e outra de Madrid.

O pessoal de cabine da transportadora aérea de baixo custo Ryanair está hoje em greve em vários países europeus, entre os quais Portugal, o que deverá, segundo a companhia, levar ao cancelamento de mais de uma centena de voos.

A paralisação foi convocada inicialmente pelos tripulantes de cabine das bases de Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Itália e Alemanha, mas entretanto os pilotos da Holanda e da Alemanha anunciaram que se juntam também ao protesto.

A companhia aérea irlandesa está há vários meses envolvida em conflitos laborais com os seus trabalhadores nos vários países europeus, que se queixam de que a empresa não cumpre as leis laborais dos países onde estão sediados, violando os seus direitos.

A Ryanair comprometeu-se na quarta-feira a negociar os acordos coletivos com os tripulantes de cabine antes do fim do ano, incluindo salários, tempos de descanso e contratações diretas de pessoal.

A companhia irlandesa comprometeu-se ainda a negociar com os pilotos, antes de 31 de dezembro, nomeadamente, matérias salariais, turnos, licenças anuais, mudanças de base e progressões nas carreiras.

Segundo a empresa, a greve deverá afetar cerca de 30.000 passageiros, que foram informados do cancelamento do seu voo, assim como das opções disponíveis.

Tópicos
pub