Penhoras de automóveis mais simples e mais rápidas

Os automobilistas que devem ao fisco podem ver os veículos penhorados em plena via pública e de forma imediata. As viaturas poderão ser posteriormente vendidas em hasta pública no prazo de um mês, caso a dívida não seja liquidada.

RTP /

O novo sistema de penhora acaba de ser implementado pela Direção-Geral dos Impostos e prevê que depois de penhorados, os carros podem ser vendidos num prazo de um mês, caso as dívidas não sejam pagas ao Fisco.

As listagens de quem deve estão nas mãos da PSP e da GNR.

As autoridades ficam a conhecer os carros que podem apreender e a partir de agora basta mandar parar o condutor, que de imediato fica sem veículo.

É o novo sistema de penhora de automóveis, que passa a ser efectuado na via pública e de forma imediata.

Os carros apreendidos seguem para instalações próprias e podem ser vendidos em leilão depois de um mês da penhora.

Os condutores são convidados a pagar. Se o fizerem, a penhora é anulada e imediatamente comunicada às forças policiais, que passam a receber em tempo real as listagens de quem deve e de quem paga as dívidas ao fisco.

Todos os devedores estão sob a mira da Direção-Geral dos Impostos. Mas os que persistem na dívida vão ter atenção especial.

A Direção-Geral promete, ainda assim, seguir a via negocial, sempre que possível.

"A apreensão dos veículos e a sua posterior venda em leilão serão sempre o recurso de última instância para aqueles que não pagarem as suas dívidas, depois de todas as oportunidades que lhe são conferidas pela administração fiscal"

Aperta-se a malha a quem tenta fugir ao Fisco. Quem tem carro, arrisca-se a passar a andar a pé.
Tópicos
PUB