Perdas das acções europeias estão a chegar ao fim - ActivoBank7

Lisboa, 22 Jan (Lusa) - Os analistas do ActivoBank7 acreditam que os mercados bolsistas europeus estão a chegar perto do fim das quedas, antecipando um cenário de valorização média de 30 por cento do segmento accionista no conjunto de 2008.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Na nota semanal sobre os mercados financeiros, o ActivoBank7 refere que, depois das descidas das últimas semanas e, em particular, das dos últimos dias, "já não existe margem para que as acções venham a corrigir muito mais".

Citando uma análise do Deutsche Bank, os analistas do ActivoBank7 dizem que os preços actuais das acções incorporam já 80 a 90 por cento da redução de resultados que é expectável numa recessão económica.

Assim, se se verificar cenário de recessão, o potencial de descida das acções até ao fim do ano é de cinco por cento.

Num cenário menos pessimista e considerado o mais provável pelos analistas, o potencial de subida das acções é de 30 por cento, acrescenta o ActivoBank7.

Lembrando que no passado os mercados já registaram perdas superiores a 20 por cento - como aconteceu em 1998 com a crise na Rússia - antes de iniciarem a sua recuperação, os analistas do banco sugerem que este pode ser um bom momento para se entrar no mercado a comprar.

A volatilidade deve permanecer elevada nos mercados ao longo deste ano, antecipam os mesmos especialistas, frisando que apesar de não existir lugar a "optimismos extremos", o ano pode vir a ser "rentável" para os investidores em acções.

IRE.

Lusa/Fim


PUB