Peritos de Bruxelas em Lisboa para negociar "coerência" com PEC

por Lusa

Bruxelas, 28 jan (Lusa) -- Peritos da Comissão Europeia chegaram hoje a Lisboa para negociar um Orçamento do Estado que esteja "em coerência" com as regras europeias e os compromissos assumidos por Portugal, disse o comissário para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici.

"Os nossos peritos estão desde hoje em Lisboa - e eu estou em contacto permanente com as autoridades portuguesas. É muito importante mantermos negociações estreitas, construtivas e, espero, conclusivas nos próximos dias, com a perspetiva comum de trabalharmos no sentido de que o orçamento português esteja, finalmente, em coerência com as regras do Pacto [de Estabilidade e Crescimento -- PEC] e com os compromissos assumidos por Portugal neste quadro", disse Moscovici, numa conferência de imprensa, em Bruxelas.

O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros salientou também que a carta enviada na quarta-feira pela Comissão Europeia para o ministro das Finanças, Mário Centeno, é um procedimento já usado noutros casos e "levou a clarificações e compromissos suplementares que evitaram que a comissão tivesse que pedir um novo projeto de orçamento".

Moscovici garantiu ainda que o facto de ter sido enviada uma carta "não prejudica o resultado do processo", salientando que são precisas mais informações antes de ser apresentada uma decisão sobre o projeto de orçamento para ser votada em Colégio de Comissários.

"Este processo deve decorrer de modo muito cooperante" com Lisboa, adiantou.

Tópicos
pub