Peso da carga fiscal nos combustíveis aumentou em 2014

Apesar de a cotação internacional do petróleo Brent ter diminuído quase para metade em 2014, essa diminuição não se sentiu de igual forma no preço de venda dos combustíveis devido à subida da carga fiscal e à acentuada desvalorização do Euro.

RTP /
Pedro A. Pina, RTP

Os dados foram divulgados esta sexta-feira pela APETRO, Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, numa informação sobre a evolução do mercado em 2014.

O elemento com maior peso no preço dos combustíveis continua a ser a carga fiscal, “tendo-se mesmo agravado face à queda das cotações”. O valor do ISP, Imposto Sobre Produtos Petrolíferos, subiu em 2014 por força da atualização da contribuição para o serviço rodoviário.

No caso da gasolina, em relação a 2013, o peso dos impostos passou dos 56% para os 57%. No caso do GPL Auto, os impostos passaram de 27% em 2013 para os 35% em 2014 e no gasóleo, a percentagem dos impostos passou de 45% para os 47%.



Em relação ao ano passado, verifica-se que o preço médio de venda ao público do gasóleo baixou 6,1% %, enquanto a gasolina 95 diminuiu 3,5%. O preço médio desceu, diz a APETRO, sobretudo devido à descida das cotações.
Desvalorização do euro impede maior descida dos preços
A APETRO salienta na análise, que “a acentuada desvalorização do Euro impediu uma ainda maior descida dos preços”. A razão prende-se com o facto dos mercados internacionais usarem o Dólar americano. O Euro mostrou uma tendência de desvalorização no segundo trimestre, que se prolongou até ao final do ano, o que fez com que os preços dos combustíveis “não conseguissem refletir na totalidade a redução das cotações dos produtos refinados”. 

A evolução das cotações e dos preços no ano de 2014 demonstram uma tendência de descida maior a partir do terceiro trimestre de 2014.




Portugal com combustíveis mais baratos que média europeia
Portugal apresenta valores abaixo dos da média da zona Euro nos preços médios de venda ao público. No gasóleo, os valores encontram-se seis cêntimos/litro abaixo da média da zona Euro e praticamente em linha com os valores em Espanha. Já na gasolina, os valores são 14 cêntimos/litro mais elevados do que no país vizinho.

A situação inverte-se quando se fala de preço médio antes de impostos. Os valores estão ligeiramente acima da média da zona Euro, tanto no gasóleo como na gasolina.
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