Petrobrás e Galp já "costuraram" parceria para ofertas no 9º leilão para blocos de gás no Brasil - administrador
O administrador da Petrobrás Nestor Cerveró afirmou hoje que a sua empresa "já costurou" uma parceira com a Galp para fazer as ofertas no nono "round" de leilões para blocos com perspectivas de gás em terra e no mar no Brasil.
Nestor Cerveró falava em conferência de imprensa, à margem do Lisbon Energy Fórum, que hoje decorreu na capital, por iniciativa da Fundação Mário Soares e da Galp Energia, onde estiveram presentes representantes das doze maiores empresas petrolíferas do mundo.
"Já estão costuradas parcerias com a Galp, já temos acordos assegurados [com a congénere portuguesa] para participar em conjunto nos blocos, concentrados no off shore`, com perspectivas de gás", disse Nestor Cerveró.
O administrador da Petrobrás sublinhou no entanto que "o leilão vai ser muito disputado", pelo que a empresa está a "estabelecer associações com outras empresas".
"A Galp é um parceiro, mas não é o único", frisou o administrador, acrescentando que a Petrobrás irá participar no leilão "como qualquer outra empresa".
"Este é o 9º leilão após a queda do monopólio em 1998. Desde então foram realizados oito, um por ano", disse.
Questionado sobre a intenção da Petrobrás de competir com a venezuelana PDVSA na compra dos activos sul-americanos da Exxon, Nestor Cerveró disse não estar a competir, não excluindo contudo a hipótese. Quanto à previsão sobre o preço do petróleo, Cerveró disse não prever nos próximos 10 anos uma redução do patamar actual.