Petróleo abre em forte baixa em Nova Iorque, após novo recorde

Nova Iorque, 17 Mar (Lusa) - As cotações do barril de petróleo abriram hoje em forte baixa em Nova Iorque, apesar de um novo recorde absoluto (111,80 dólares) atingido nas sessões electrónicas antes da abertura por causa de uma nova fraqueza do dólar.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Por volta das 13:10 TMG, no New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet crude" para entrega em Abril transaccionava-se em 107,41 dólares, em baixa de 2,80 dólares em relação ao fecho de sexta-feira.

O barril de Brent para entrega em Abril, de referência para a Europa, recuou 2,71 dólares, ou 2,6 por cento, para 103,49 dólares. Os futuros chegaram hoje ao recorde de 107,97 dólares.

"Os receios de uma entrada em recessão da economia norte-americana estão a cortar o apetite dos investidores pelas matérias primas", explicava Bart Melek, analista no gabinete BMO Capital, citado pela France Presse.

Os investidores realizam "finalmente" que uma recessão económica nos Estados Unidos poderá propagar-se ao resto do mundo e afectar consideravelmente a procura de hidrocarbonetos, prosseguiu o analista.

Além disto a oferta de crude continua a reforçar-se e aproxima-se o final do Inverno no hemisfério norte, período de forte consumo de energia.

MRO.

Lusa/Fim


PUB