PIB australiano cresceu 2,3 por cento em 2011
Sidney, 07 mar (Lusa) -- A economia da Austrália encerrou o ano passado com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,3 por cento, abaixo das previsões iniciais, informaram hoje fontes oficiais citadas pela agência noticiosa espanhola Efe.
O Banco da Reserva Australiana esperava um crescimento anual do PIB de 2,75 por cento.
No último trimestre, o crescimento foi de 0,4 por cento, abaixo dos 0,8 por cento registado no trimestre anterior e que se previa manter nos últimos três meses do ano.
O Secretário do Tesouro australiano, Wayne Swan, afirmou hoje em conferência de imprensa que o crescimento do PIB é "de algum modo mais baixo do que se esperava".
O responsável defendeu a robustez da economia da Austrália, mas alertou que o país não está imune aos efeitos da crise mundial nem às "pressões" derivadas da valorização do dólar australiano e do abrandamento do consumo doméstico.
"A nossa baixa taxa de desemprego, as robustas finanças públicas, o nosso baixo nível de dívida, a inflação contida e o forte fluxo de investimentos proporcionam-nos uma forte base para que a nossa economia nos ajude a enfrentar as turbulências mundiais", disse Swan.
O crescimento económico da Austrália entre outubro e dezembro foi impulsionado pelo consumo e exportações quando os investimentos empresariais diminuíram 1,5 por cento.