PIB da Irlanda cresceu 1,5% no 2º trimestre
Dublin, 18 set (Lusa) - O Produto Interno Bruto (PIB) da Irlanda cresceu 1,5% entre abril e junho, contra um acréscimo de 2,7% no primeiro trimestre, informou hoje a agência de estatísticas (CSO).
Os dados da CSO confirmam a recuperação da economia irlandesa, depois do PIB se ter contraído 0,3% em 2013, o ano em que abandonou com êxito o resgate da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) à Irlanda no valor de 85.000 milhões de euros.
Mesmo assim, o Produto Nacional Bruto (PNB) - que exclui a contribuição das multinacionais e que para muitos analistas é um indicador económico mais fiável - avançou 0,6% no segundo trimestre, mais uma décima que no período homólogo anterior.
Segundo a CSO, o crescimento homólogo do PIB e do PNB no segundo trimestre foi de 7,7% e de 9%.
Entre os fatores que influenciaram a expansão do PIB no segundo trimestre, a CSO sublinha o aumento de 7,8% das exportações, que são tradicionalmente o motor da economia irlandesa.
O ministro das Finanças irlandês, o conservador Michael Noonan, sublinhou hoje que o PIB e o PNB registaram "subidas anuais mais fortes" desde o início de 2000, o que demonstra, afirmou, o caráter "sólido e estável" da recuperação.
Noonan defendeu que a "volta" que a economia está a dar é "consequência direta" das "políticas adotadas" pelo governo de coligação entre conservadores e trabalhistas e do "sacrifício dos irlandeses".
A atual conjuntura deixa a economia nacional numa "posição de muita força" em relação ao que ainda falta de 2014 e a 2015, quando o objetivo for "manter a recuperação" e "não tomar qualquer decisão que o ponha em risco", adiantou.