Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

PIB português com quebra histórica de 16,5% no segundo trimestre de 2020

por RTP
Reuters

O Produto Interno Bruto (PIB) registou de acordo com o INE uma quebra de 16,5% em termos homólogos e de -14,1% em cadeia no 2.º Trimestre de 2020. Um valor que reflete o impacto da pandemia na economia portuguesa, com menos exportações e quebra forte no turismo.

De acordo com INE, "o Produto Interno Bruto (PIB) registou uma forte contração em termos reais no 2.º trimestre de 2020, tendo diminuído 16,5% em termos homólogos, após a redução de 2,3% no trimestre anterior". 

Um resultado que, indica o Instituto Nacional de Estatística, "é explicado em larga medida pelo contributo negativo da procura interna para a variação homóloga do PIB, que foi consideravelmente mais negativo que o observado no trimestre anterior, refletindo a expressiva contração do consumo privado e do Investimento". 

No entanto, "o contributo negativo da procura externa líquida também se acentuou no 2º trimestre, traduzindo a diminuição mais significativa das Exportações de Bens e Serviços que a observada nas Importações de Bens e Serviços devido em grande medida à quase interrupção do turismo de não residentes".

Em relação ao 1.º trimestre de 2020, o PIB diminuiu 14,1% em termos reais (variação em cadeia de -3,8% no trimestre anterior). 

Um resultado, diz o INE, "explicado, em larga medida, pelo contributo negativo da procura interna para a variação em cadeia do PIB, verificando-se também um maior contributo negativo da procura externa líquida".

pub