Pinho destaca comportamento exportações e investimento entre 2005-2007
Lisboa, 15 Abr (Lusa) - O ministro da Economia e da Inovação destacou hoje o comportamento das exportações e do investimento português entre 2005 e 2007, que considerou resultarem do aumento da competitividade das empresas, aliada à subida da confiança dos empresários.
De acordo com o boletim de Primavera do Banco de Portugal, hoje divulgado, o aumento da quota das exportações ajudou Portugal a crescer em 2007, num ano em que o investimento privado foi o principal motor da aceleração do crescimento económico.
"Houve um comportamento das exportações muito melhor entre 2005 e 2007 que nos anteriores. [Neste período] subiram mais de 20 por cento, contra os 5 por cento registado anteriormente, o que demonstram que as empresas portuguesas estão mais competitivas", afirmou à Lusa Manuel Pinho, a propósito dos dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.
O ministro recordou que entre 2002-2004 o investimento baixou 10 por cento, devido "às políticas governamentais que levaram os empresários a perderem a confiança".
"O investimento regressou com a confiança dos empresários", disse Pinho, acrescentando que "os números falam por si".
ALU
Lusa/Fim