EM DIRETO
Depressão Marta a caminho de Portugal. A evolução do estado do tempo ao minuto

Plano de investimentos dos Açores para 2026 aprovado em votação final global

Plano de investimentos dos Açores para 2026 aprovado em votação final global

O plano de investimentos dos Açores para 2026 foi hoje aprovado em votação final global no parlamento regional, com votos a favor de PSD, CDS-PP e PPM, votos contra de BE, IL e PAN e abstenção de PS e Chega.

Lusa /

O documento foi aprovado por maioria, com 22 votos a favor do PSD, dois do CDS-PP e um do PPM, e votos contra do BE (um), IL (um) e PAN (um) e com 22 abstenções do PS e cinco do Chega.

No início da sessão de hoje, o plano de investimentos açoriano para o próximo ano foi aprovado na generalidade, também por maioria, com 22 votos a favor do PSD, dois do CDS-PP e um do PPM, votos contra do BE (um), IL (um) e PAN (um) e 22 abstenções do PS e cinco do Chega.

A votação do documento aconteceu hoje no plenário da Assembleia Legislativa, na Horta, ilha do Faial, após três dias de discussão.

O plano de investimentos para 2026 foi debatido na especialidade, onde foram apresentadas propostas de alteração aos documentos dos vários partidos, exceto da coligação PSD/CDS-PP/PPM e da IL.

Após a aprovação do Plano, segue-se a votação do Orçamento apresentado pelo executivo regional da coligação PSD/CDS-PP/PPM, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro.

Os terceiros Planos e Orçamentos da legislatura preveem um investimento público global de 1.191 milhões de euros, incluindo 990,9 milhões de responsabilidade direta do Governo Regional, que apresentou como "grande desiderato" a execução dos fundos comunitários, em particular do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O parlamento dos Açores é composto por 57 deputados, 23 dos quais da bancada do PSD, outros 23 do PS, cinco do Chega, dois do CDS-PP, um do IL, um do PAN, um do BE e um do PPM.

Tópicos
PUB